Olhar para a integração profissional de candidatos/as com diversidade funcional requer um trabalho contínuo e conjunto de exploração de necessidades e aptidões individuais, de desenvolvimento de instrumentos e estratégias necessárias para a procura de emprego e de construção de uma atitude face ao mercado de trabalho capaz de fazer toda a diferença.
Encontrar uma área profissional em função das necessidades e aptidões individuais nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes é necessário recolher expectativas, sonhos, competências e recursos da comunidade que nos permitam definir uma carreira ou construir projetos de vida. Este trabalho é de vital importância para conseguirmos que a integração profissional de candidatos/as seja bem-sucedida. Para isso, precisamos de uma metodologia de trabalho que nos permita aceder ao perfil de cada pessoa, que nos permita conhecê-la, mobilizá-la e, acima de tudo, envolvê-la neste processo.
Na INCLUI temos como objetivo apoiar os processos de orientação profissional e/ou reconversão profissional com vista à integração no mercado de trabalho, de forma a que cada candidato/a encontre a sua vocação e possa ser um elemento participativo na sociedade.
Criar um ponto de encontro entre candidatos/as com diversidade funcional e as empresas é uma necessidade cada vez mais presente no seio das organizações. No entanto, sabemos que muitas vezes não se trata apenas de recrutar e contratar, é necessário integrar e criar um sentimento de pertença do qual toda a estrutura organizacional faz parte.
“Onde posso encontrar candidatos/as com diversidade funcional?” Pode parecer paradoxal, mas a verdade é que esta é uma das perguntas que as empresas mais colocam. O desafio está em encontrar uma pessoa qualificada para uma determinada função. Para ultrapassarmos esta barreira temos de apostar no recrutamento, criar um canal entre os/as candidatos/as com diversidade funcional e as empresas e estabelecer parcerias, encontros e oportunidades para que um relacionamento possa ser criado. O investimento vale a pena. Não só as empresas têm acesso a novos talentos que de outra forma poderiam nem ter reparado, como estarão a contribuir para a integração profissional de pessoas com diversidade funcional.
Atualmente existem diferentes fontes onde as empresas poderão encontrar uma resposta às suas necessidades de recrutamento, seja os Centros de Recursos - IEFP, empresas de recrutamento e consultoria, instituições de ensino, programas de estágio e a rede de contactos com outras empresas que passaram pelo mesmo processo.
Na INCLUI pretendemos ser um ponto de encontro, entre empresas, candidatos/as e os recursos existentes, ajudar as empresas a delinear o processo de aproximação a estes candidatos/as, numa lógica de captação dos melhores talentos que vá ao encontro das suas necessidades.
Como podemos apoiar as empresas?
- Criar um compromisso com a inclusão de pessoas com diversidade funcional
- Encontrar candidatos/as com diversidade funcional
- Elaborar descritivos de funções adaptados
- Dar suporte nas entrevistas de emprego
- Apoiar os processos de mentoring
- Informar sobre as medidas de apoio à integração de pessoas com diversidade funcional e programas de estágio
A contratação de pessoas com diversidade funcional depende da criação de condições e ambientes progressivamente mais inclusivos e da vontade das entidades empregadoras.
Para incentivar a contratação de pessoas com diversidade funcional o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), tem por missão fomentar a criação e a qualidade do emprego, através da execução de políticas ativas de emprego, e disponibiliza alguns apoios para empresas.
Existem medidas de emprego concebidas especificamente para incentivar a contratação de pessoas com diversidade funcional. São medidas que visam apoiar a inclusão e emprego em mercado de trabalho aberto ou protegido através do apoio necessário existindo para esse fim:
Medidas de aproximação ao mercado de trabalho (Estágios de Inserção e Contrato-Emprego Inserção).
Modalidades alternativas de emprego (Emprego apoiado em mercado aberto e Emprego Protegido).
Medidas de apoio à acessibilidade e à participação (adaptação dos postos de trabalho, eliminação de barreiras arquitetónicas e produtos de apoio).