candidatos / as

Desenvolver competências para a empregabilidade

Olhar para a integração profissional de candidatos/as com diversidade funcional requer um trabalho contínuo e conjunto de exploração de necessidades e aptidões individuais, de desenvolvimento de instrumentos e estratégias necessárias para a procura de emprego e de construção de uma atitude face ao mercado de trabalho capaz de fazer toda a diferença.

Orientação e Reconversão Profissional

Encontrar uma área profissional em função das necessidades e aptidões individuais nem sempre é tarefa fácil. Muitas vezes é necessário recolher expectativas, sonhos, competências e recursos da comunidade que nos permitam definir uma carreira ou construir projetos de vida. Este trabalho é de vital importância para conseguirmos que a integração profissional de candidatos/as seja bem-sucedida. Para isso, precisamos de uma metodologia de trabalho que nos permita aceder ao perfil de cada pessoa, que nos permita conhecê-la, mobilizá-la e, acima de tudo, envolvê-la neste processo.

Na INCLUI temos como objetivo apoiar os processos de orientação profissional e/ou reconversão profissional com vista à integração no mercado de trabalho, de forma a que cada candidato/a encontre a sua vocação e possa ser um elemento participativo na sociedade.

Instrumentos e Estratégias para Procura Emprego

Como me devo apresentar às empresas e que empresas devo contactar? Devo mencionar que tenho uma incapacidade? Que estratégias e recursos tenho à minha disposição para a procura de emprego? Como posso tornar o meu currículo e a minha candidatura atrativos?

São algumas das questões que muitos/as candidatos/as com diversidade funcional se colocam. A verdade é que o processo de procura de emprego pode trazer algumas reservas e hesitações e nem sempre é clara a decisão de o iniciar, podendo originar diferentes experiências. Dificilmente existirá uma abordagem de “certo” ou “errado”. Há sim a necessidade de adaptar os instrumentos e as estratégias de procura de emprego a cada candidato/a, tornando cada experiência de procura de emprego única. Apesar desta especificidade, existem algumas diretrizes que podem orientar os/as candidatos/as e que norteiam o trabalho de orientação e encaminhamento.

Atitude

A integração profissional nem sempre está exclusivamente relacionada com os instrumentos e as estratégias de procura de emprego. A experiência diz-nos que tão importante como o saber fazer é o desenvolvimento do saber ser e a atitude que os/as candidatos/as assumem perante o mercado de trabalho é a chave de todo processo. Falamos de valorização de competências, como a (auto)motivação, o empenho e a resiliência. Neste sentido, apoiamos o desenvolvimento e a cristalização de uma atitude perante o mercado de trabalho que pode ser tão enriquecedora como o próprio processo de procura de emprego

Empresas

Desenvolver competências para a inclusão

Criar um ponto de encontro entre candidatos/as com diversidade funcional e as empresas é uma necessidade cada vez mais presente no seio das organizações. No entanto, sabemos que muitas vezes não se trata apenas de recrutar e contratar, é necessário integrar e criar um sentimento de pertença do qual toda a estrutura organizacional faz parte.

Recrutamento e Contratação

“Onde posso encontrar candidatos/as com diversidade funcional?” Pode parecer paradoxal, mas a verdade é que esta é uma das perguntas que as empresas mais colocam. O desafio está em encontrar uma pessoa qualificada para uma determinada função. Para ultrapassarmos esta barreira temos de apostar no recrutamento, criar um canal entre os/as candidatos/as com diversidade funcional e as empresas e estabelecer parcerias, encontros e oportunidades para que um relacionamento possa ser criado. O investimento vale a pena. Não só as empresas têm acesso a novos talentos que de outra forma poderiam nem ter reparado, como estarão a contribuir para a integração profissional de pessoas com diversidade funcional.

Atualmente existem diferentes fontes onde as empresas poderão encontrar uma resposta às suas necessidades de recrutamento, seja os Centros de Recursos - IEFP, empresas de recrutamento e consultoria, instituições de ensino, programas de estágio e a rede de contactos com outras empresas que passaram pelo mesmo processo.

Na INCLUI pretendemos ser um ponto de encontro, entre empresas, candidatos/as e os recursos existentes, ajudar as empresas a delinear o processo de aproximação a estes candidatos/as, numa lógica de captação dos melhores talentos que vá ao encontro das suas necessidades.

 

Como podemos apoiar as empresas?

- Criar um compromisso com a inclusão de pessoas com diversidade funcional

- Encontrar candidatos/as com diversidade funcional

- Elaborar descritivos de funções adaptados

- Dar suporte nas entrevistas de emprego

- Apoiar os processos de mentoring

- Informar sobre as medidas de apoio à integração de pessoas com diversidade funcional e programas de estágio

Integração e Retenção

A experiência diz-nos que uma boa integração e um bom ambiente de trabalho promovem a retenção dos/as colaboradores/as. Também sabemos que integrar pessoas com diversidade funcional no seio das empresas aumenta a produtividade, melhora a qualidade das relações e transforma o ambiente organizacional, tornando-o mais flexível, tolerante e feliz. Ambientes felizes são consequentemente ambientes onde queremos trabalhar e ficar. É por este motivo que as empresas devem revisitar as suas políticas e processos, de forma a determinar os fatores que facilitam ou impedem a contratação, a retenção e o desenvolvimento de colaboradores/as, nomeadamente, das pessoas com diversidade funcional.

É um caminho desafiante do qual pretendemos fazer parte, acompanhando na delineação e implementação de estratégias que permitam que a pessoa com diversidade funcional possa desempenhar funções de forma eficiente e produtiva, enquanto contribui para o desenvolvimento de toda a organização. Estas estratégias podem passar pelo desenvolvimento de manuais de procedimentos, pela criação de processos de mentoring, pela adaptação do posto de trabalho, mas também por uma reflexão em torno das questões das acessibilidades e da planificação de processos de desenvolvimento de carreira profissional.

Processo de Mentoring

O mentoring é reconhecido como uma das estratégias mais importantes na integração de elementos juniores nas empresas. Esta realidade aplica-se também às pessoas com diversidade funcional, sendo que alguns tipos de incapacidade requerem métodos mais especializados de forma a que consigamos implementar um sistema de mentoring eficaz e com qualidade.

Num estudo realizado nos Estado Unidos da América – Diversity Best Practices (2019) – sobre as melhores práticas para a diversidade, foi possível concluir que 70% das organizações implementavam estratégias de mentoria.

Acreditamos que podemos levar até à sua empresa uma cultura de mentoria, promovendo assim o sucesso da integração profissional das pessoas com diversidade funcional.

Formação

O comprometimento de uma organização é fundamental para criar e manter um ambiente de trabalho diversificado e inclusivo. O estabelecimento de uma cultura organizacional inclusiva começa nos níveis hierárquicos superiores e é através deles que é passado para as chefias, supervisores, principalmente, para a equipa de recursos humanos e para outras pessoas envolvidas nas decisões de contratação. No entanto, não deixa de ser importante comunicar aos restantes colaboradores/as que a empresa tem como objetivo transformar-se numa empresa inclusiva, mostrando-lhes como podem ajudar. Através da formação é possível sensibilizar, alinhar estratégias, aprender novas formas de comunicação, entre muitos outros recursos.

Apoios à reabilitação profissional

de pessoas com diversidade funcional

A contratação de pessoas com diversidade funcional depende da criação de condições e ambientes progressivamente mais inclusivos e da vontade das entidades empregadoras. 

Para incentivar a contratação de pessoas com diversidade funcional o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), tem por missão fomentar a criação e a qualidade do emprego, através da execução de políticas ativas de emprego, e disponibiliza alguns apoios para empresas.

Existem medidas de emprego concebidas especificamente para incentivar a contratação de pessoas com diversidade funcional. São medidas que visam apoiar a inclusão e emprego em mercado de trabalho aberto ou protegido através do apoio necessário existindo para esse fim:

Medidas de aproximação ao mercado de trabalho (Estágios de Inserção e Contrato-Emprego Inserção).

Modalidades alternativas de emprego (Emprego apoiado em mercado aberto e Emprego Protegido).

Medidas de apoio à acessibilidade e à participação (adaptação dos postos de trabalho, eliminação de barreiras arquitetónicas e produtos de apoio).